08/05/2015 - 11:34

Perspe(c)tivas com Carla Rodrigues Cardoso / Umbigo

cronicas-cc-perspectivas700

Umbigo

Ena, tantos lugares! Hoje é fácil estacionar!

Dois minutos mais tarde, o carro está arrumado. No meio de dois lugares de estacionamento. Não interessa nada se agora, no mesmo espaço, caiba apenas um, em vez de dois automóveis. Pois se o nosso já lá está… A força com que pensamos no nosso umbigo só tem paralelo com a força com que não pensamos no umbigo dos outros. E pensar que o umbigo é a prova de que a nossa vida se deve a outros…

As atitudes de falta de civismo proliferam. É a porta que se fecha na cara do vizinho que se encontra dois passos atrás. São os carros a acelerar para conseguir passar rente ao peão que está quase a meio da passadeira. É a má-disposição no trato, de manhã à noite, porque não se tem paciência, porque se está cansado, porque há muito trabalho. É o horror à expressão “sacrifício pelo outro”.

O mais trágico-cómico disto tudo é que cada um de nós faz parte dos outros. E quando vamos entrar no prédio, sabe-nos tão bem que nos segurem a porta. Quando começamos a atravessar a passadeira, é tão agradável que aquele condutor abrande e sorria com calma. Ao longo do nosso dia-a-dia, ficamos felizes com quem nos transmite alegria e boa disposição. E comovemo-nos quando alguém partilha connosco de boa vontade um pacote de bolachas, sem sequer pensarmos se esse alguém não comeria com prazer o pacote inteiro.

É estranho ser tão difícil colocarmo-nos no lugar do outro. Devia ser, mais do que fácil, natural. Afinal, o outro é apenas a nossa outra face da moeda.

 

Diretora da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo
Investigadora do CICANT - ECATI 
Coordenação Geral da Redação LOC

Subscreva às Crónicas do LOC (RSS) 

 
Lido 670 vezes Modificado a 22/05/2015 - 11:53

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS