07/07/2009 - 14:48

Aposta no Conhecimento

Maria da Graça Carvalho, ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, pede mais investimento privado em todas as áreas do conhecimento.

Foi durante a conferência, A Europa, a Investigação e a Estratégia de Lisboa, que Graça Carvalho fez uma análise da ciência e inovação em Portugal no passado recente, e apresentou aquilo que considera ser “as tendências para os próximos dez anos” na área. O evento, inserido no III Encontro de Investigação Científica organizado pela Universidade Lusófona teve lugar no Auditório Victor de Sá.


A crise financeira, económica e social, as alterações climáticas, a segurança do abastecimento energético e o problema das pandemias “são desafios que mostram à sociedade maior necessidade de conhecimento”, referiu. Por isso mesmo, defende que “é necessário aumentar o investimento, tanto na ciência como no ensino superior”, algo que tem sido feito quase em exclusivo pelo sector público.


Sobre as grandes tendências para os próximos dez anos, sublinhou a “investigação individual”, tendo como único critério de atribuição de bolsas a “excelência dos investigadores que concorrem”. Também a necessidade de “diminuir a burocracia”, simplificando o acesso ao financiamento por parte de quem investiga é apontada, por Maria da Graça Carvalho, como caminho a seguir.


Antes da sua exposição, na abertura dos trabalhos, o Magnífico Reitor da Universidade Lusófona, Prof. Doutor Mário Moutinho deu a conhecer o que os diversos Centros de Investigação da ULHT têm feito, com especial destaque para o recém-formado Instituto para a Investigação.

 

Paulo Rosa

Lido 2506 vezes Modificado a 01/10/2010 - 11:46

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS