27/05/2010 - 08:49

Lusófona integra consórcio do projeto ULOOP

alcatel_lucent_iconA Universidade Lusófona é a coordenadora científica do consórcio liderado pela Alcatel Lucent no projeto ULOOP, que é um dos primeiros resultados visíveis do previsível aumento da investigação desenvolvida pela universidade na área de engenharia informática e de computadores. Este processo que passa pela contratação de diversos investigadores nesta área, entre eles os reponsáveis pelo projecto Paulo Mendes e Rute Sofia, implica também a criação de uma nova unidade de investigação dedicada a esta área a UITIC - Unidade de Investigação em Tecnologia e Informática Computacional.

O projeto ULOOP (leia-se "iulup", User-centric wireless Local-Loop) tem como motivação explorar o potencial de se conseguir desenvolver de modo autónomo uma plataforma capaz de suportar arquiteturas sem fios local-loop (complementares a acesso existente) que sejam capazes de expandir o alcance de alto débito presente hoje em dia em redes multi-acesso de banda larga.

O ULOOP vai desenvolver mecanismos de rede inovadores e também analisar impacto em modelos de negócio na Internet, bem como analisar impacto em legislação de telecomunicações na Europa.

Lido 2017 vezes Modificado a 29/09/2010 - 16:16

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS