28/10/2010 - 10:57

Projecto ULOOP

O recentemente iniciado projecto ULOOP (User-centric wireless local loop) do FP7 (7º Programa-Quadro), concessão número 257418, teve a sua primeira reunião de trabalho nas instalações da Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal, nos dias 21 e 22 de Setembro de 2010.

Could not load widget with the id 6.

O ULOOP é coordenado em conjunto pela Alcatel-Lucent BellLabs, França (coordenador) e pela Universidade Lusófona (coordenador científico), Unidade de Investigação em Sistemas e Tecnologias Informáticas (SITI).

Durante o primeiro encontro, reuniram-se cerca de 20 investigadores para delinear a visão global do projecto e detalhar o plano de trabalhos, que decorrerá de 2010 e 2013.

O ULOOP introduz uma nova abordagem focada no utilizador da Internet, permitindo expandir o alcance normal das redes de banda larga multi-acesso. Os principais resultados a desenvolver no ULOOP são funcionalidade de software de domínio público e um demonstrador de grande escala. O consórcio ULOOP detém um total de 12 parceiros, incluindo 3 operadores, 2 fornecedores de acesso, 1 software house, 4 universidades, assim como um laboratório de R&D.

A flexibilidade inerente às tecnologias sem fios está a dar origem a novos tipos de redes de acesso, permitindo que a Internet se expanda de uma forma focada no utilizador. Isto é particularmente relevante quando se considera que as tecnologias sem fio, como o Wireless Fidelity (Wi-Fi), complementam actualmente as tecnologias de acesso à Internet em banda larga, sendo maioritariamente a tecnologia de base para suportar o último elo de ligação ao utilizador final. Este aspecto torna-se ainda mais significativo devido à implementação densa de pontos de acesso Wi-Fi, que é hoje comum em ambientes urbanos. Tal profusão de redes sem fios, permite explorar novos mecanismos de rede capazes de fornecer uma gestão adequada de recursos e permitir a futuras arquitecturas Internet expandir-se de forma autónoma.

O ULOOP faz do utilizador final um interveniente activo para modelos de conectividade da Internet do Futuro

Um lacete local sem fios assente nos conceitos a desenvolver no ULOOP poderá alcançar taxas de débito próximas das fornecidas pelas actuais tecnologias de acesso de banda larga. Esta é a ideia subjacente do ULOOP, que irá desenvolver a funcionalidade de software necessária para suportar um crescimento da rede de modo amigável para o utilizador da Internet. O ULOOP tem dois objectivos principais. Primeiro desenvolver e validar os mecanismos fundamentais identificados que suportarão o crescimento deste novo tipo de arquitecturas de rede. Em segundo lugar, abordar o tema da rede centrada no utilizador, quer numa perspectiva de estandardização, quer do ponto de vista da legislação europeia de telecomunicações.

Impacto Esperado

O ULOOP segue uma metodologia revolucionária para acompanhar a evolução da Internet. O impacto esperado no programa 2009-2010 é o seguinte:

• Aumento da sensibilização para a noção de “user-centric networking” em termos de oportunidades de negócio, do potencial impacto na legislação europeia das telecomunicações e do potencial impacto na estandardização.

• Introduzir a tecnologia adequada para suportar o crescimento de arquitecturas de redes sem fios autonómicas, quer da perspectiva do utilizador da Internet, quer da perspectiva de operadores e fabricantes de acesso.

 

Lido 2082 vezes Modificado a 07/10/2011 - 12:37

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS