02/05/2011 - 11:16

Águas que curam em debate

No ano do Centenário do Turismo de Portugal, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Saúde (FCTS) e a Escola de Saúde do grupo Lusófona promoveram um dia destinado a apresentar as vantagens nos tratamentos feitos com técnicas termais.

termas1-md

Prática antiga, as termas destinavam-se ao bem-estar de quem as procurava. Hoje, entram no campo da medicina e são espaço de inúmeras terapêuticas. As técnicas termais podem ser usadas, por exemplo, nas doenças respiratórias, contra a ansiedade ou no tratamento de problemas reumáticos.

Arsisete Saraiva, presidente da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) vê no termalismo um impulsionador da qualidade de vida dos doentes. Com os tratamentos termais, explicou, os doentes tomam menos anti-inflamatórios.

termas2-md

Em Portugal existem cerca de noventa mil termalistas e foram muitos os convidados e interessados que se reuniram a 10 de Março na Capela da Lusófona do Porto para o I Symposium Nacional de Termalismo e Turismo de Saúde. O tema desperta cada vez mais o interesse dos responsáveis de saúde que defendem a especialização de quem trabalha na área, apesar de não existir de momento nenhuma pós-graduação disponível.

Com as práticas estendidas a hospitais ou à hotelaria, os conferencistas foram unânimes: é necessário criar mais condições para um termalismo de qualidade em Portugal.

Lido 2896 vezes Modificado a 02/05/2011 - 16:19

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS