06/03/2012 - 09:57

Afinal a película não acabou em Portugal!

pelicula-two

Ao contrário do que tem vindo a ser anunciado pelos órgãos de comunicação social, o uso da película não terminou em Portugal. Com o recente anúncio do encerramento dos dois laboratórios de revelação de filme em Portugal muitos pensavam que tivesse chegado ao fim o uso da película no nosso país. Contra esta corrente a Universidade Lusófona decidiu manter no seu programa curricular no curso de cinema o uso de película.

De acordo com o director do curso Manuel José Damásio: «Há felizmente outras opções de revelação válidas fora do nosso país que nos levam a considerar como viável manter o uso da película como uma componente essencial do nosso ensino. Apesar de temos todos os meios técnicos de captura com câmaras digitais também iremos manter a uso as nossas câmaras de 35 e 16mm e reconhecemos que apesar dos avanços no sistema digital ainda é cedo para fechar as portas ao ensino de película». Acrescenta porém «não estamos desatentos ao progresso e por isso adquirimos uma câmara RED One com sensor Mysterium, que se veio juntar a outras câmaras digitais que já possuíamos como as Canon 5d ou as Sony HD para também acompanharmos o progresso, mas isso não implica o abandono da película».

pelicula-one

No actual ano letivo os filmes finais de curso serão filmados em 16mm e com a câmara digital RED e no próximo ano lectivo a Universidade continuará a ser uma escola de ensino com os dois formatos em paralelo. Para o presidente da Associação de Imagem aip e também docente na Universidade Lusófona, Tony Costa, «com esta decisão, comprova-se que se reconhece o formato analógico como uma ferramenta importante para o diretor de fotografia, e que faz todo o sentido manter o ensino nesta área, impedindo assim o seu total desaparecimento em Portugal»

Apesar de não haver de momento uma decisão definitiva onde recorrer à revelação, esta passará certamente por escolher Espanha como destino. O apoio técnico posterior como a digitalização a partir do negativo mantém-se através do laboratório Light Film que manteve na sua reestruturação a máquina de telecinema.

Lido 2208 vezes Modificado a 06/03/2012 - 14:23

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS