28/05/2012 - 10:46

Parceria ULP/RTP n' "Um dia com os media"

Celebrou-se no passado dia 30 de abril, na Universidade Lusófona do Porto, "Um dia com os media", uma iniciativa de âmbito nacional que visa colocar a relação dos cidadãos com os media no centro das atenções. A iniciativa surge para celebrar o Dia Internacional da Liberdade de Expressão e de Imprensa que se comemora a 3 de maio.

dia-media-ulp-t

A conferência teve a organização da docente da licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura, Maria José Brites. O evento contou com a presença do provedor do telespectador da RTP, José Carlos Abrantes, do ex-jornalista, blogger, assessor da CM Famalicão e estudante de CCC, Luís Paulo Rodrigues e de representantes dos 2º e 3º anos da licenciatura de Ciências da Comunicação e da Cultura da ULP.

O início do evento foi dado pelas docentes Ivone Ferreira e Maria José Brites, a que se seguiram os trabalhos realizados por alunos do curso de CCC, dos segundo e terceiro anos, sendo que o primeiro constou de um breve questionário feito a familiares e amigos em que constavam perguntas como “Como é encarado o serviço público?” e “Qual o papel do jornalismo na atualidade?”. As alunas Jéssica Santos e Sílvia Silva do 3º ano, apresentaram uma reportagem televisiva que enquadrava várias questões, entre elas “O que vê na televisão?” ou “Qual o lugar do jornalismo no contexto atual?”.

dia-media-ulp-o

Luís Paulo Rodrigues, na sua apresentação, considerou que o sistema mediático concentra em si uma fonte de poder pois conter a comunicação mediática e oficial. Luís Paulo referiu ainda que, na sociedade comunicacional e integrada em que vivemos, “somos consumidores e produtores de informação ao mesmo tempo”. A questão da existência de uma agenda mediática foi também levantada pelo orador.

O provedor do telespectador da RTP, José Carlos Abrantes defendeu, na sua exposição que “a liberdade de expressão dos jornalistas é a mesma da liberdade de criação dos artistas”. José Carlos Abrantes referiu também que é a favor de uma política de proximidade com os alunos. Durante a apresentação foi visionado e debatido o programa “A voz do cidadão” do dia 28 de abril.

Terminadas as apresentações seguiu-se um debate com os oradores. A próxima conferência de comunicação terá lugar a 24 de maio com o 10º Colóquio Espaços de Comunicação.

Pedro Miguel Martins

Lido 2470 vezes Modificado a 28/05/2012 - 11:36

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS