28/05/2012 - 09:55

ULP atribui Honoris Causa a Maria Barroso e D. Manuel Clemente

A Universidade Lusófona do Porto agraciou, no passado dia 18 de maio, com o Doutoramento Honoris Causa, Maria de Jesus Barroso e D. Manuel Clemente. A cerimónia que teve lugar na Sala Nobre da instituição, contou com a presença de ilustres convidados, entre os quais, o ex-presidente da república portuguesa, Dr. Mário Soares.

Os convidados de honra e recém-doutores, Maria de Jesus Barroso e Manuel Clemente, tiveram como padrinhos os doutores António de Almeida Santos e Artur Santos Silva, respetivamente. Com este doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, D. Manuel Clemente recebe pela primeira vez este título enquanto Maria de Jesus Barroso já contabiliza quatro Honoris Causa.

doutorandos-padrinhos-md

A cerimónia que se iniciou pelas 15h com o cortejo académico a entoar “Amazing Grace” e o hino académico “Gaudeamus Igitur”, teve como primeiro interveniente o Diretor do Doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, Professor António José Fernandes que leu a proposta de Doutoramento Honoris Causa onde salientou as “evidenciadas qualidades humanas, intelectuais e profissionais postas ao serviço da dignidade e da solidariedade humanas”.

dmanuelclemente-md
dramariabarroso-md

A homenagem seguiu nas palavras do Senhor Administrador da ULP e Presidente do Conselho de Administração do grupo COFAC, Manuel Damásio e do excelentíssimo Reitor da Universidade, Professor Fernando dos Santos Neves que salientou a importância de Maria Barroso na revolução de 1974, e do Bispo do Porto na laicidade política e liberdade religiosa.

Os elogios seguiram-se com os padrinhos a manifestarem o seu tributo. Primeiro, o padrinho académico de D. Manuel Clemente, Artur Santos Silva realçou a “força de pensamento” revelada pelo Bispo agraciado, sem nunca esquecer uma “enorme tolerância” deste homem de cultura. O padrinho académico de Maria de Jesus Barroso, António de Almeida Santos referiu que vê na recém-doutorada, a grande mulher que existe por trás de um grande homem, reforçando o seu papel enquanto presidente das fundações Pro Dignitate e Aristides de Sousa Mendes. O antigo presidente da Assembleia da República afirmou ainda que “ela é tão grande que não cabe num texto pequeno”.

À atribuição solene do grau pelo reitor, seguiram-se as alocuções de agradecimento protagonizadas por Maria de Jesus Barroso e D. Manuel Clemente. A cerimónia onde estiveram presentes vários meios de comunicação social, terminou com os cumprimentos aos homenageados.

Pedro Miguel Martins

Lido 1589 vezes Modificado a 28/05/2012 - 17:50

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS