Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Maio 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6
1314
15161718192021
22232425262728
293031    
10/12/2015 - 17:58

2º Debate: Conferência Profissão Bombeiro – Que profissionais, que futuro e que estatuto?

No passado dia 4 de Dezembro de 2015, decorreu, nas instalações da Universidade Lusófona do Porto, o 2º Debate: Conferência “Profissão Bombeiro – Que profissionais, que futuro e que estatuto?”. Esta iniciativa foi organizada pela Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias da Universidade Lusófona do Porto, com o apoio da Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil.

Tal como já foi dito pelo Dr. Fernando Curto, Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, “desejamos que até ao final do ano possamos ter efetivamente esta carreira igual em fardamentos, em progressão na carreira, em postos para que a resposta ao socorro e a ligação operacional que existe neste momento seja o mais eficaz possível”. Afirmou ainda que “queremos que os bombeiros portugueses, neste caso concreto da administração local, sapadores e municipais tenham uma carreira igual a outras forças de segurança. Ou seja, em termos de organização, em termos de estrutura e em termos de estatuto no sentido de termos uma estrutura igual em todo o país”.

A presença de José Alves, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valbom e de José Pedro Lopes, Diretor Nacional de Bombeiros, fez-se sentir e o debate entre a profissionalização dos bombeiros voluntários, ou não, esteve em voga.

Também a padronização dos bombeiros voluntários e das diversas funções que os mesmos exercem em diferentes locais do país, quer em instituições a nível nacional ou regional, foi debatido. A presença dos bombeiros é de 97% nas ações nacionais, o que demonstra a sua importância e a relevância de uma profissionalização face Às dificuldades de ajuste do tempo que os voluntários têm nos seus empregos.


Maria Inês Moreira

Vê o vídeo do evento aqui!

Lido 444 vezes Modificado a 10/12/2015 - 18:20

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS