Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Maio 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6
1314
15161718192021
22232425262728
293031    

Centenas de investigadores da lusofonia debatem Ciência das Religiões em Lisboa

Realiza-se de 9 a 13 de maio, em Lisboa, o 1º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, apresentado pela organização como “um evento científico internacional de importância fundamental para a atualidade dos estudos das religiões e espiritualidades”.

Este congresso decorre nas instalações da Universidade Lusófona, que vai dar espaço à dinâmica de investigação dos países que falam português e de outros departamentos universitários de países não lusófonos, mas que estudem as realidades religiosas dos espaços da lusofonia.

Há cerca de trezentas comunicações programadas, tantas quantos os congressistas inscritos, do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, distribuídos por 28 simpósios temáticos, entre os quais: Secularização e Fenómeno religioso na construção da modernidade ocidental; Religião, Multiculturalismo e Direitos Humanos; O Corpo e a Religião; Laicidade, Liberdade Religiosa e Ensino Religioso; Currículo, Identidade Religiosa e Praxis Educativa; Das curas milagrosas das religiões e das práticas supersticiosas de cura; Catolicismo, tradição, modernidade; Diversidade Religiosa, Psicologia e Imaginário; Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo; A Gnose Cristã: Estudo e problemas; Dinâmicas de Identificação e Transformação nas Religiões de Matrizes Africanas; Divindades e Rituais Religiosos na Amazónia Oriental. Do programa constam ainda mesas-redondas como Media, Política e Religião ou Laicidade, Laicismo e Intolerância Religiosa.

A multiplicidade religiosa “veio dar nas últimas décadas novas dimensões ao estudo sobre o Fenómeno Religioso”, explica a organização, pelo que o “fenómeno na lusofonia inclui todo o globo terrestre para onde estas populações se deslocam, plena imagem do que é, de facto, a globalização com todas as suas redes, e desafios”.

Paralelamente, os congressistas vão visitar locais de culto religioso, como a Sinagoga, a Mesquita Central, o Templo Sikh Sangat e o Templo Hindu Rhada Krishna, em Lisboa, ou o Santuário de Fátima, em Ourém.

Os congressistas têm uma receção na Câmara Municipal de Lisboa, dia 8, às 18h00. A abertura dos trabalhos é no dia 9, às 10h00, logo após a inauguração da exposição Terra Justa - Caminho das Causas, sobre grandes causas e valores da humanidade, que percorre todo o Campus universitário. Nessa noite, o Auditório Agostinho da Silva recebe um concerto musical multi-étnico e multi-religioso, com a participação de grupos musicais de várias tradições religiosas ou espirituais.

No dia 11 é inaugurada no edifício U da Lusófona, a exposição Observar para a Liberdade, organizada pelo Observatório para a Liberdade Religiosa.
O 1º Congresso Lusófono de Ciência das Religiões é uma iniciativa conjunta lançada pelos programas de pós-graduação da Universidade Lusófona de Lisboa, da Universidade Federal Juíz de Fora, da Universidade Estadual do Pará, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Presbiteriana Mackenzie no Brasil.

Saiba mais sobre o evento.

Lido 1230 vezes Modificado a 08/05/2015 - 13:48

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.