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30/11/2015 - 11:40

Educação ou Formatação: um debate informal entre professores e alunos

No dia 25 de novembro, a Universidade Lusófona do Porto (ULP) foi palco de um debate de características singulares. Sob o tema "Educação ou Formatação no Ensino",  professores formados num conjunto de ramos diversificado foram convidados a partilhar os seus pontos de vista, oferecendo uma visão global a partir da particularidade da área que lhes diz respeito.

No geral, os docentes concordaram com a necessidade de haver um incentivo mútuo entre o professor e os alunos. Carla Cadete, diretora do curso de Design de Comunicação na ULP, defendeu: “A educação é tanto para o estudante como é para o professor, devendo promover a evolução de cada um.”

Nas universidades não deve existir uma “escolarização”, afirmou o Prof. Pedro Ferreira. O docente de Psicologia acrescenta que, no Ensino Superior, a relação entre o professor e o aluno deve ser a de "adulto para adulto", afastando assim um distanciamento formal exagerado e prejudicial à aprendizagem.

No âmbito do mercado de trabalho, o clima de incerteza em Portugal foi outro dos tópicos em análise. Célia Oliveira, docente de Psicologia na ULP, sustentou a necessidade de "preparar os estudantes com flexibilidade para se organizarem num mundo que é incerto”. Já Edite Rosa, docente de Arquitetura, nomeou a educação como um processo gradual e não forçado. E, para ilustrar esta ideia, parafraseou o consagrado arquiteto português, Siza Vieira: “Não se deve educar, mas deixar aprender.”

Por fim, o debate teve o mérito de ser expansivo. Além dos oradores,  também aqueles que compuseram a plateia tiveram oportunidade de contribuir com as suas opiniões e perspetivas sobre o assunto, enriquecendo o momento.


Nádia Santos

Vê o vídeo do evento aqui.

Lido 608 vezes Modificado a 30/11/2015 - 11:57

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