Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Maio 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6
1314
15161718192021
22232425262728
293031    
06/10/2015 - 15:54

Presidente do Tribunal de contas deixa recados ao país e à Europa

Guilherme D’Oliveira Martins, Juiz Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas, esteve na Lusófona do Porto para falar sobre os direitos humanos e a importância do rigor nas contas públicas, deixando alguns recados ao país e à Europa.

Portugal e a Europa debatem-se com questões económicas e políticas e confundem “ défices com questões políticas” esquecendo que “É fundamental percebermos o controlo das contas públicas falar do consentimento e da separação de poderes”. Para o presidente do Tribunal de Contas “Torna-se insustentável viver a crédito. A economia não pode, nem viver a crédito, nem só dos serviços”.


Apesar dos recursos serem escassos é necessário adequar os mesmos às necessidades. É nossa obrigação utilizá-los da melhor maneira e corrigir desigualdades. A austeridade deve ser vista como transitória e apenas deve corresponder a medidas de natureza transitória, sendo obrigatória a existência de sustentabilidade.

Para Guilherme D’Oliveira Martins “Cabe ao tribunal de contas verificar: Como é que a lei foi cumprida; Como é que os recursos foram respeitados; ou seja a transparência.”. E conclui que “Não podemos criar riqueza do nada. A situação atual debate-se com alguns problemas na procura interna e com uma oferta que a cada passo se depara com um problema – não há procura que a sustente.”. Além disso e falando para os nossos estudantes “Mais formação é garantia de melhor emprego e devemos promover a mobilidade dos jovens.”


Universidade Lusófona do Porto

Lido 751 vezes Modificado a 26/10/2015 - 12:20

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS