Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Agosto 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
26/10/2015 - 12:08

Sessão Solene de abertura do ano letivo de 2015/2016

Decorreu no dia 22 de outubro de 2015 pelas 11 horas, nas instalações da Universidade Lusófona do Porto, a cerimónia de abertura do ano letivo, com a presença de ilustres representantes da Universidade Lusófona do Porto e do Grupo Coral da Universidade Lusófona do Porto.


Esta sessão de boas-vindas iniciou-se com o Senhor Administrador da Universidade Lusófona do Porto e Presidente do Conselho de Administração da COFAC, Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio, que transmitiu um voto de esperança futura e crença na liberdade e igualdade na escolha de uma Universidade, por parte dos alunos. Num discurso caracterizado pela creditação de uma vontade de vencer cada vez mais, contribuindo-se, assim, para uma nova etapa, foi tempo de relembrar a inserção da Universidade Lusófona do Porto e de todos os que a representam, na comunidade portuense. E se o caminho se faz caminhando, Manuel Damásio pediu a todos os alunos e presentes que aprendessem a equilibrar o “prato da balança”, ou seja, sendo livres uns com os outros, exprimir os pensamentos gerando e promovendo o debate.

Seguiu-se a intervenção do Prof. Doutor António Cândido de Oliveira, Professor Catedrático da Escola de Direito da Universidade do Minho/EDUM, na qual se refletiu a diferenciação entre a Universidade pública e a privada, abordando-se a noção de Estado-nação. Com um apelo à democracia responsável em todas as Universidades, António Cândido de Oliveira terminou o seu discurso relembrando que é necessária a satisfação das necessidades do povo: educação, justiça e saúde.

 

O Professor Doutor Jorge Sinde Monteiro, Diretor do Mestrado em Direito da Universidade Lusófona do Porto, falou aos presentes acerca do aprofundamento de conhecimento que é adquirido na realização deste mesmo mestrado. Com desejo de votos de um ano, o responsável pela coordenação desta extensão universitária explicou detalhadamente o plano curricular da mesma.

Também a Provedora do Estudante, Dra. Márcia Melo, e o Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Universidade Lusófona do Porto, Luís Cruz, tiveram a palavra e usaram-na como um incentivo de ajuda e partilha entre os estudantes, apelando à participação nas mais diversas atividades e vincando a noção de que crescer na ULP é ter um crescimento cívico.


A última palavra foi dada à Senhora Reitora da Universidade Lusófona do Porto, Profª Dra. Isabel Babo, que relembrou o uso da razão com a finalidade de alcançar a liberdade e a autonomia, baseando-se na inovação do saber. Realizou-se uma atenta reflexão sobre a transformação de Bolonha, apelando a realização do 2º ciclo, que corresponde ao Mestrado. Isabel Babo enfatiza que é necessária a criação de uma Universidade de partilha e de experiências, apostando no desenvolvimento da formação psicológica e cultural dos estudantes.

O evento encerrou com atuação do Grupo Coral da Universidade Lusófona do Porto, que marcou presença com a apresentação de três harmonias.

Lido 681 vezes Modificado a 26/10/2015 - 13:05

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS