Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Maio 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6
1314
15161718192021
22232425262728
293031    

Lusófona debate 25 de Abril em torno do projecto “Lápis Azul”

Curta-metragem e documentário de aluno de cinema e multimédia da Universidade Lusófona exibidos na TV

Realizou-se ontem terça-feira, dia 23 de Abril, no cinema Alvaláxia, a antestreia do projeto “Lápis Azul”. Um projeto que integra uma curta-metragem e um documentário, que mostram com era viver em Portugal quando muito tinha de ficar por dizer. Ambos os filmes foram realizados por Rafael Antunes no âmbito da sua tese de mestrado em cinema realizada no departamento de Cinema e Multimédia da Universidade Lusófona, e envolveram na sua produção outros alunos de mestrado e licenciatura que se associaram na produção deste trabalho.

Na curta-metragem Lápis Azul, um censor descobre que a mulher, já desaparecida, lia às escondidas livros proibidos e parte à (re)descoberta da fiel(?) companheira. Esta obra de ficção será também exibida hoje, dia 24 de abril na SIC, e no aniversário da revolução do 25 de abril, será transmitido o documentário Lápis Azul na SIC Notícias. As mais variadas personalidades nacionais – de Mário Soares, a Marcelo Rebelo de Sousa, José Pacheco Pereira ou Adelino Gomes – contribuíram com o seu testemunho para perceber neste documentário, como era viver num país sem liberdade de imprensa.

O projecto de Rafael Antunes é apenas mais um dos vários projectos que ao longo dos últimos anos têm sido produzidos por alunos de cinema da Lusófona e que pela sua qualidade obtiveram elevada projecção nacional e internacional. Neste caso como em muitos outros projectos destes alunos, logo na fase de produção e ainda em ambiente académico, os filmes contaram com o apoio de diferentes empresas, nesta caso a SIC e a Zon, que se associaram ao projecto e nele investiram.


Lusófona promove debate sobre a censura, com a participação do Dr. José Pacheco Pereira

O debate sobre a censura continua no dia 30 de abril, pelas 21h30, no teatro Turim, com a 1ª sessão de um ciclo de eventos debate em torno de diferentes trabalhos realizados e produzidos pelos alunos de Cinema da Lusófona, que têm como objetivo dinamizar a circulação da produção cinematográfica e multimédia aos alunos, docentes e comunidade em geral o departamento de Artes, Cinema e Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Nesta sessão para além do visionamento do filme “Lápis Azul” estarão presentes o Dr. José Pacheco Pereira, e os Professores Doutores José Bragança de Miranda e Correia Jesuíno, que dialogarão em torno do tema da censura.


Saiba mais sobre este projeto transmedia, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona em:
http://www.lapisazul.pt/

Conheça melhor este departamento da Universidade Lusófona em:
http://cinemaemultimedia.ulusofona.pt/


Para mais informações pf contacte:
Cunha Vaz & Associados
Sofia Duff Burnay
Tlm: 91 508 64 54
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Lido 763 vezes Modificado a 02/05/2013 - 09:43

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.