16/06/2015 - 14:03

O Pássaro de Fogo

O professor Carlos Pimenta (subdiretor da Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologias) é o responsável pela encenação e dramaturgia de uma nova versão de O Pássaro de Fogo que a Companhia Nacional de Bailado apresenta em estreia mundial no Teatro Camões. Esta emblemática obra do bailado do século XX, conta com a belíssima música de Stravinsky, interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida pela maestrina Joana Carneiro.

O Pássaro de Fogo tem coreografia de Fernando Duarte, figurinos de José António Tenente, luz de Cristina Piedade e vídeo mapping de Nuno Maya (O Cubo).

O espetáculo estará em cena entre 18 e 28 de Junho.

O Pássaro de Fogo (1910) é inspirado num conto popular russo reescrito  por M. Fokine e composto musicalmente por Stravinsky. Recorre a um imaginário fantástico. Nesse imaginário coabitam - em cenários de fantasia – humanos e criaturas mágicas, numa luta entre o bem e o mal cujo movimento conduzido pelo génio de Stravinsky ganha uma dimensão extraordinária. Tal como disse Henry Léon “Quando o pássaro voa ficamos com a impressão de que este é levado pela música”.

Tendo em conta as características da obra, é um enorme desafio para os bailarinos, orquestra e criadores.

Com o recurso ao virtuosismo dos intérpretes e às possibilidades “mágicas” que a tecnologia hoje oferece esperamos não desiludir a constatação de Léon e fazer “realmente” este Pássaro voar.

Carlos Pimenta

Para mais informações consulte:
www.cnb.pt

Lido 1234 vezes Modificado a 16/06/2015 - 14:13

Artigos relacionados por Tag

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS