Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Agosto 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   
11/06/2015 - 14:21

4º Campeonato Nacional De Equitação Special Olympics Portugal

Dando continuidade aos eventos dos anos anteriores, na passada quinta-feira, 4 de junho de 2015, entre as 8h30 às 18h00, realizou-se nas instalações da Sociedade Hípica Portuguesa, Campo Grande, o 4º Campeonato Nacional de Equitação Special Olympics Portugal que teve, novamente, como madrinha a Exma. Sra. Dra. Mercedes Balsemão.

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

Um trabalho da Produtora 2.35



Esta é uma atividade anual, dedicada a crianças e jovens portadores de deficiência intelectual e perturbações do espectro do autismo em que participaram cerca de 70 atletas. A prova de equitação (designada internacionalmente por Working Trail) teve um grau de dificuldade superior às realizadas a nível regional.

O enorme sucesso alcançado este ano só se tornou possível devido ao envolvimento, colaboração e ao inexcedível empenho de diferentes intervenientes. Aqui, gostaríamos de salientar o apoio incondicional da Universidade Lusófona na pessoa do Professor Doutor Manuel José Damásio e da Direção da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, na pessoa da Professora Doutora Inês Jongenelen. A qualidade da participação, claramente fundamental, dos alunos dos 2ºs ciclos que, com a sua sensibilidade humana e com os seus conhecimentos técnicos, contribuíram largamente para apoiar os participantes, foi elogiada, à posteriori, por várias entidades tendo, deste modo, enaltecido o nosso evento e a nossa Escola.

Esperamos que a estas iniciativas a que pretendemos dar continuidade no futuro, se possam vir a associar cada vez mais instituições, na defesa de um projeto que não é meramente desportivo, mas de natureza universalizante e transformacional: tem sobretudo o intuito de ajudar a transformar a comunidade, mudar mentalidades, alavancar sonhos e contribuir para a moldagem de uma sociedade mais inclusiva e solidária para com portadores de deficiências intelectuais ou atrasos significativos do desenvolvimento.

Esta iniciativa conjunta entre o Special Olympics Portugal (para a área da equitação), a Sociedade Hípica Portuguesa, a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) e a Autismo | EPE – cuja participação não envolve custos para os atletas nem qualquer remuneração para os organizadores ou colaboradores – contou com o inestimável apoio do 3º e 4º Esquadrão da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana; da Operação Nariz Vermelho; do Restaurante Jockey; da PGA – Portugália Airlines; do Jardim Zoológico de Lisboa; da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida | Universidade Lusófona. Contamos ainda com alguns apoios a nível individual para os workshops de música; artes plásticas e dança.

Leopoldo Leitão
Professor da Escola de Psicologia e Ciências da Vida

Lido 2247 vezes Modificado a 24/06/2015 - 13:33

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS