Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Junho 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  711
12131415161718
19202122232425
2627282930  
06/11/2013 - 15:12

"A influência da Publicidade nas crianças"

No dia 26 de Novembro de 2013 no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona entre as 14:30 e as 17:30 vai ser efetuada a apresentação do estudo "A Influência da Publicidade nas Crianças". Vão estar presentes como oradores os investigadores do CICANT, assim como a Diretora Geral do Consumidor, a Secretária Geral da Associação Portuguesa de Anunciantes e a Coordenadora do Programa Nacional de Saude Escolar. Este estudo foi efetuado com uma amostra de 602 crianças dos 8 aos 11 anos, 20 pais e 2 professoras da Região da Grande Lisboa. Os resultados mostram- nos que as crianças são rapidamente socializadas para o consumo, possuindo já um vasto reportório de marcas que condiciona o seu consumo e que lhes começa já a orientar os estereótipos de género, através das preferências das marcas que revelam.

Esta representação das marcas está estruturada em torno de dois elementos centrais, as marcas de alimentação e as de vestuário. Estas crianças gostam da publicidade, tendo já uma atitude muito clara em relação a ela, onde o ceticismo emerge já bem estruturado, mostrando que muitas crianças já sabem que a publicidade as pode enganar, embora sejam seduzidas por ela. No que se refere à alimentação este estudo mostra-nos que estas crianças possuem bons conhecimentos e comportamentos saudáveis de alimentação, mas que estes diminuem com a idade e podem variar com a classe social.

Estas crianças possuem uma vida muito sedentária, ocupando a maioria do seu tempo livre semanal a ver televisão, a estar na Internet ou a jogar jogos digitais. Verificou-se também uma relação negativa da publicidade sobre os comportamentos alimentares saudáveis e positiva com os processados. Por fim foi possível identificar uma relação positiva embora frágil que nos indica que se ensinarmos a literacia da publicidade às crianças elas podem estar mais preparadas para não serem tão influenciadas pela publicidade.

Lido 6387 vezes Modificado a 25/08/2014 - 15:06

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS