Eventos

  • Próximos

  • Agenda

<<  Abril 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       2
  3  4  5  6  8  9
10141516
171820212223
242527282930
30/03/2016 - 16:08

António Menéres: “Variantes da arquitetura popular em Portugal”

Portugal apresenta-nos variáveis na arquitetura que correspondem a determinados momentos históricos, António Menéres esteve na ULP a explicar os significados dessas inconstantes.

Autor de vários projetos no norte de Portugal e distinguido com vários galardões de mérito, o arquiteto interessa-se pela presença e pelo significado da arquitetura popular. As formas de construção arquitetónica sofreram mutações ao longo dos anos, esta máxima é visível de norte a sul do país.

O arquiteto reconheceu que “não podemos manter tudo de uma forma estática”, mas que existe uma “falta de consciência” dos órgãos soberanos na deliberação da manutenção ou destruição dos projetos arquitetónicos. “Hoje em dia não temos a sensação da importância da vida rural”, lamentou António Menéres que acredita que é importante salvaguardar o passado histórico de Portugal.

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

António Menéres apresentou as fotografias que foi colecionando e que correspondem à criatividade do Homem e à relação que este vem mantendo com a natureza. “A imaginação da construção dos monumentos históricos é o mais interessante para um arquiteto”, defendeu o convidado. O país revela paisagens arquitetónicas ancestrais que correspondem a diferentes economias, culturas e níveis sociais. De acordo com António Menéres, “a geografia e a história são disciplinas importantes para a arquitetura”.

O convidado conserva o vicio da fotografia há vários anos e tem vindo a realizar algumas exposições. “Não estou ligado ao ensino, mas procuro ensinar alguma coisa a mim mesmo e continuo a desenhar”, afirmou António Menéres que continua a praticar a arquitetura através do desenho.

Nádia Santos

Lido 1552 vezes Modificado a 30/03/2016 - 16:43

Parceria

logo-parlamento

Acordo Ortográfico

Os suportes comunicacionais do LOC são produzidos ao abrigo das regras estabelecidas no Acordo Ortográfico de 1990 e posteriores protocolos modificativos.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS